Narcisistas são vingativos por natureza. Todos eles. Eles têm a vingança como um prato cheio: vivenciam muito o sentimento de raiva e vingança dentro de si, e estão sempre querendo se vingar de suas vítimas. As vítimas também, principalmente na fase de descoberta, tendem a querer se vingar. Quem acaba sendo prejudicado é a vítima, mesmo tendo sofrido a vida toda. Se cometer um ato infracional, a vítima passa a ser a mãe narcisista. Então, cuidado!
Elas tramam muito. Às vezes, você só segura a mão delas, e elas já registram um boletim de ocorrência dizendo que foram agredidas. Por isso, o contato zero é tão importante. É melhor não buscar vingança, porque tudo pode ser usado contra você.
Não sabemos quanto tempo de vida temos. Já pensou em perder um mês tramando contra sua mãe narcisista, e então você partir? Você teria passado os últimos dias da sua vida tramando contra alguém.
Por mais que essa pessoa "mereça" um castigo, como uma mãe narcisista, você perde tempo. A maior saída é o contato zero e a reconstrução. A maior vingança é ser feliz. O propósito da mãe narcisista é deixar você triste, assustado, com medo. Quando você se empodera e cresce emocionalmente, você se vinga sendo o oposto do que ela imagina ou deseja.
Mas não faça isso por vingança, faça porque você merece! Você, como sobrevivente, merece se reconstruir, dar a volta por cima e ser feliz. Primeiro, porque você merece, segundo, porque precisa. Você passou anos na escuridão e sofrimento, então precisa ser feliz. Essa é a maior vingança e a melhor: cuidar de si. Não dá para esquecer que existe uma mãe, mas é possível fazer o luto simbólico dessa mãe "boazinha" que nunca existiu e seguir sua vida com dignidade, respeito a si mesmo, e com limites ou contato zero.
Se você tem dúvidas sobre o contato zero, contato leve, pedra cinza, ou sobre definir limites, o curso *Como Superar Mães Narcisistas* pode te ajudar clique AQUI e inscreva-se. Há módulos sobre como lidar com o narcisista, com várias vídeo aulas explicando passo a passo, além de módulos para fazer o desligamento emocional e o luto dessa mãe idealizada. O curso pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros, então se dê essa oportunidade de se vingar de um modo positivo: sendo feliz.
Quer se vingar? Se cure! Porque não é vingança, é amor próprio. Sem amor próprio, você continua a sofrer. Cure-se e seja feliz, porque é isso que você merece. Não pense em vingança; quem gosta de se vingar é o narcisista, e eles não mudam. Que pena que não mudam! Muito triste, mas você não é como eles. Escolha sua paz. Até para se vingar, você perde a paz pensando em como executar um plano.
Escolha você. Escolha sua paz. Essa é minha dica.
Virginia Coser - Psicanalista Clínica - Registro SOPES - 0120-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário