"O que eu fiz para oferecer uma mãe assim? Eu nunca joguei pedra na cruz, eu nunca matei, eu nunca roubei, eu nunca fiz mal a ninguém. Por que, meu Deus? Por que eu tenho uma mãe assim? O que eu fiz para merecer esse destino? Poderia ter sido com a minha amiga Joana, com a mulher que mora do outro lado da rua, mas o que aconteceu comigo? Por que, Deus, me responde: por que eu tenho uma mãe assim?"
Deixe-me dizer algo para você: Aqui não é o céu, e, se você acredita em Deus, esse recado é especialmente para você: esse planeta Terra não é o céu. Não é! Aqui tem gente ruim, tem ladrão, tem ped*filo, tem pessoas que matam por coisas mínimas, têm pessoas que matam para roubar. É cheio de gente ruim, por isso aqui não é o céu.
Quando acontece algo bonito, eu falo: caramba, estou no céu! É tanta coisa linda, tantas pessoas boas que a gente conhece, a natureza, o mar... coisas que Deus fez, que parece que é o céu. Mas não é, porque também tem tanto mal. Por isso, você tem uma mãe narcisista. Eu sei que você pensa: "Mas por que eu? O que aconteceu comigo?" E te digo: o que aconteceu com você aconteceu com muitas pessoas. Não foi só você. Eu sou um exemplo disso, e também é o caso de tantas outras pessoas. Então, não se sinta azarado ou azarada, porque não é o seu destino, não é um castigo. Aqui é uma batalha, cada um com a sua cruz. E a gente vai entender as razões disso mais à frente, se é que entenderemos algum dia. A única coisa que posso te garantir é que todo mundo tem a sua cruz. Até Jesus, o próprio Filho de Deus, teve a cruz dele. Quem sou eu e você para não termos a nossa?
"Mas, puxa, Virginia, minha cruz é pesada!" Sim, como de muitas pessoas, não diminuindo sua dor, mas existem pessoas que se reconstruíram, construíram suas vidas e estão sendo muito felizes, porque sobreviveram ao deserto. E é isso que eu quero para você. Eu quero que você entenda que aqui não é o céu, e que vamos ter dificuldades, mas não estamos sozinhos nessa jornada. Estou aqui com você.
Talvez, há 10 anos atrás, você nem imaginava que existia esse conceito de narcisismo, e olha só que maravilha: tem a tal da internet. Já pensou se você tivesse descoberto que tem uma mãe narcisista lá na frente, aos 80 ou 90 anos, e, mesmo assim, não tivesse se cuidado? Imagina se você carregasse essa culpa eternamente? Você teve a sorte de descobrir, de se cuidar, de se livrar das doenças que a culpa traz. A culpa adoece de uma forma que vocês não imaginam. Muitas pessoas morrem por conta da culpa. Você tem a oportunidade de jogar essa culpa para longe, para as costas de quem realmente fez mal a você, que é sua mãe narcisista.
Então, por que nada muda na minha vida e de outras pessoas muda para melhor? Porque aqui não é o céu. Se tudo fosse fácil, já estaríamos no céu! Mas, assim como uma obra de arte, Deus está pintando sua vida, dando-lhe contornos. Ele está trabalhando nos momentos bons e ruins. A beleza vem com o tempo, e, no final, Ele vai revelar sua obra-prima, que é você. E você precisa fazer sua parte também, como ? Suportando o deserto, pois novos caminhos e lugares te esperam!
Virginia Coser - Psicanalista Clínica - Registro SOPES - 0120-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário