segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

O descarte da mãe narcisista

"Eu vomitei tudo o que estava engasgado na minha garganta e falei com a minha mãe que ela é narcisista, tóxica e abusiva, e contei tudo o que ela fez comigo. Ela não acreditou nem agiu de forma alguma. Ela nunca mais falou comigo, me descartou como se eu fosse lixo. Por que essa mulher me odeia tanto? Por que ela me descartou como se fosse um objeto? Ela realmente não se importa comigo. Iniciei o contato zero com minha mãe narcisista, e eu achei que ela fosse questionar e perguntar por que a filha não quer mais falar com ela, mas nada aconteceu. Ela simplesmente fez contato zero também e nunca mais me procurou. Me descartou como se eu fosse um nada!". Se você passou por isso ou pensa que talvez vai passar por isso quando iniciar o contato zero, este artigo é para você, sobrevivente de narcisismo materno ou de uma mãe abusiva.

Por que as mães narcisistas, elas podem, e muitas delas, descartam seus filhos ao bel prazer, conforme sua própria vontade e interesse. Muitas vezes, essa mãe vai descartar seu filho e, no futuro, vai precisar dele como se fosse um objeto na prateleira e ela pudesse ir lá pegar para usar novamente. 

Quando ela achar que convém, ela pode descartar e o descarte é como o contato zero: ela pega você e te joga dentro de uma lata de lixo, como se você não valesse nada, como se você fosse um desconhecido. Ela nunca te amou, na verdade. Ela nunca foi capaz de amar.

Se você não precisa mais dela financeiramente, já mostrou o quanto é forte e autossuficiente, ela percebe que não tem mais controle sobre você e, por isso, te descarta e vai procurar outra vítima. Outro momento de descarte acontece quando ela percebe que a máscara dela caiu para você e não há mais jeito. Ela já tentou, manipulou, levou pessoas para conversar com você, mas viu que você está firme, que não se importa com ela, que perdeu a 'mordomia'. Ela vai perceber que não consegue mais manipular você, e então vai iniciar o contato zero ou fazer o descarte de você como filho ou filha e vai procurar outra vítima.

Outro momento é quando você inicia o contato zero e ela começa a se perseguir, vai na sua porta, manda mensagens, liga, tenta fazer barraco, te chama de ingrato, e faz de tudo para infernizar a sua vida. Pode durar dias, semanas ou meses. Eu conheço casos de mães narcisistas que fazem isso, e normalmente essas mães narcisistas têm outros transtornos que agravam mais esses extremos. Ela vai ficar atrás de você, mas se você continuar fechando a porta, bloqueando-a, ela vai cansar e vai te descartar. Ela também vai te descartar quando a máscara dela cair para todo mundo: para os parentes, amigos, vizinhos, pessoas da igreja. Quando a máscara dela cair para você, ela vai te descartar envergonhada, com medo.

Quando você opta por afastamentos, essas mães ficam com raiva, porque perderam o 'brinquedinho'. Elas podem até tentar voltar, tentar retomar o contato, mas vai ser por conveniência, para manipular novamente. Quando ela te descarta, ela vai falar mal de você para todo mundo, dizendo que você é ingrato, que você tem problemas, que precisa ser internado, que sua família é ruim. Ela vai fazer campanha contra você até o último dia da vida dela. Pode pegar outras vítimas, mas vai continuar falando mal de você, porque ela perdeu o controle. Não tenha essa esperança de que tudo vai ficar bem depois do contato zero. Ela vai continuar difamando você onde quer que vá.

Superar o impacto de uma mãe narcisista ou abusiva é um processo desafiador, mas possível. O primeiro passo é reconhecer o que aconteceu e aceitar que sua dor é válida. Você não está sozinho e não é responsável pelos comportamentos dela. A recuperação começa com o contato zero, onde você se distancia emocionalmente e fisicamente dessa pessoa, criando um espaço seguro para o seu crescimento. É essencial buscar autocuidado e apoio terapêutico para reconstruir sua autoestima e aprender a se proteger de manipulações futuras. O autoconhecimento é a chave: ao entender os padrões de abuso, você ganha força para tomar decisões que priorizam seu bem-estar. Lembre-se de que a cura é um processo e cada passo em direção à sua liberdade emocional é uma conquista importante.

Aprenda a superar mães narcisistas com meu curso online, clique AQUI .

Virginia Coser - Psicanalista Clínica - Registro SOPES - 0120-2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 Verdades sobre a avó narcisista

Uma avó narcisista pode ser tão tóxica e manipuladora quanto uma mãe narcisista. Embora muitas vezes pareça afetuosa e generosa com seus net...