O que é uma pessoa tóxica? É alguém que te causa algum dano. E isso pode ser, gente, uma mãe ou não, um pai ou não. Pode ser um tio, primo... qualquer pessoa pode ser tóxica, pode ser cruel, pode ser abusiva. O abuso não é um transtorno de personalidade. As pessoas estão confundindo crueldade com transtorno de personalidade. Não é porque ela é abusiva ou tóxica que ela é narcisista, que ela tem um transtorno X. Não! A pessoa simplesmente pode ser cruel, perversa, tóxica. Qualquer nome que vocês queiram dar, isso é somente isso, sem ter um transtorno de personalidade. É só um desvio de conduta. A pessoa é ruim porque é ruim, mesmo.
Existem algumas mães que não são narcisistas, que são só ruins, são abusivas, são tóxicas. Essas pessoas agem errado, e aí elas têm um arrependimento. Talvez aprenderam a agir errado com alguém, como os pais. Talvez tiveram uma infância onde receberam maus-tratos e reproduzem isso nos filhos.
Talvez aquela mãe tóxica, abusiva, ela é ruim, mas ela tem empatia. Ela faz terapia e consegue se arrepender, amar e ser uma boa mãe.
Já a mãe que é narcisista tem um transtorno de personalidade. Essa, vai ser ruim e vai ter todos esses comportamentos de quem é ruim, de quem é abusivo, e mais um monte de coisa, porque vai além de ser ruim. Tóxico e abusivo vai além. A crueldade supera. Não tem terapia que resolva. Essa mãe não possuí empatia, não ama os filhos e não muda. Sente-se superior a todos e tratam os filhos como inferiores. Vive como se fosse uma rainha e seus filhos fossem seus servos.
Por isso nem toda mãe ruim ou tóxica é narcisista, mas toda mãe narcisista é ruim e tóxica.
Conheça mais sobre mães narcisistas com meu curso online "MÃES NARCISISTAS" clicando AQUI
Virginia Coser - Psicanalista Clínica - Registro SOPES - 0120-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário