A mãe narcisista quer destruir as suas vítimas. Você não é a única vítima, mas posso dizer que, em determinado momento, a vítima será ou é você. E não quer dizer que a vítima será sempre a mesma pessoa, porque, em algum momento, ela vai trocar de alvo. A mãe narcisista ataca alguém, depois volta e ataca outra vez, dependendo do sucesso ou do fracasso da vítima. Ela não consegue ser feliz, e não quer que suas vítimas sejam felizes também. A meta dela é destruir, para que todos fiquem no mesmo nível de destruição. Ela vive para isso.
Esse é o objetivo de uma mãe narcisista: destruir sua vítima para se sentir melhor. Ela não consegue funcionar de outra forma. E para ela, essa destruição é necessária. O narcisista precisa de suprimento para se manter em pé, então ele manipula as pessoas ao redor, e usa essas vítimas para manter seu próprio poder. Se não tem acesso à vítima diretamente, ela vai procurar pessoas ao redor para atingir o objetivo. E são esses “soldadinhos” ou “macacos voadores” que vão trabalhar para ela, levando informações ou recados, para magoar e destruir a vítima.
Essa é a dinâmica que eu vivi, e talvez você também esteja passando por isso. Quando a mãe narcisista não consegue mais manipular uma vítima, ela a abandona, parte para outra e repete o processo. Eu já vivi isso e, mesmo depois de me afastar de minha mãe narcisista, ela seguiu atacando outras pessoas da nossa família. Quando ela percebeu que não tinha mais controle sobre mim, tentou destruir outra pessoa da nossa família.
E essa troca de vítimas não acontece só com mães narcisistas. Em relacionamentos abusivos, seja com parceiros amorosos ou familiares, eles agem da mesma forma. Eles não conseguem viver sem destruir alguém para se sentir completos. Eles se olham no espelho da destruição e se alimentam disso. Eles sempre vão procurar culpados, e isso pode ser você, a vítima. Quando a vítima é atacada, ela sente um sentimento de culpa induzido pela mãe narcisista. A mãe vai alegar que a vítima fez algo errado, vai culpá-la por tudo o que aconteceu, distorcendo a realidade.
É uma prática que se perpetua, e os narcisistas vão alternando suas vítimas enquanto mantêm o controle. Muitas vezes, eles vivem com o objetivo de fazer com que a vítima chegue ao fundo do poço, emocional ou fisicamente. Eles querem que você adoeça, que você caia numa cama doente, em um hospital psiquiátrico, ou que sua saúde se deteriore, como acontece com muitas vítimas de narcisismo. Muitas pessoas que foram vítimas de mães narcisistas acabam desenvolvendo doenças psicossomáticas, como a fibromialgia, que são reflexo do abuso emocional que sofreram.
E é assim que eles agem, pois eles não sabem viver de outra forma. Eles querem que a sua vítima se sinta derrotada, adoecida e, se possível, isolada. Mas a boa notícia é que podemos superar. Podemos aprender a nos proteger. Isso não significa que a dor desaparece de imediato, mas com o tempo, é possível se recuperar.
Se você está passando por isso, eu te recomendo a se proteger. Se você não tem uma crença religiosa, busque algo que te fortaleça, que te ajude a se proteger de energias negativas. Não importa o que você escolha, o importante é que você se fortaleça, se afaste de quem quer te destruir. Enquanto isso, a mãe narcisista estará tentando te manipular e te destruir, mas lembre-se, você tem o poder de se proteger.
Por fim, saiba que você não está sozinho. Existem outros sobreviventes, e juntos podemos aprender a nos fortalecer e a viver nossas vidas com mais paz e amor. Lembre-se: você é forte, você é capaz, e você merece ser feliz.
Se você está pronto para superar os desafios de ter uma mãe narcisista e reconstruir sua vida emocionalmente saudável, junte-se ao meu curso exclusivo e descubra ferramentas poderosas para sua recuperação. Inscreva-se agora e inicie sua jornada de transformação! Clique AQUI
Virginia Coser - Psicanalista Clínica - Registro SOPES - 0120-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário