Você sabe quais são os principais efeitos de uma pessoa narcisista sobre a sua vítima? Se você, de repente, tem um marido narcisista, uma mãe narcisista ou um pai narcisista, saiba que sim, você terá efeitos. Se você é uma vítima, você terá efeitos sobre você nesta convivência tóxica e abusiva ao lado de um ser narcisista. Ao longo de todo o meu trabalho com sobreviventes do narcisismo, eu percebi alguns efeitos que são mais recorrentes e em maior quantidade entre as vítimas. Não daria para falar sobre todos os efeitos de um ser narcisista sobre a vítima em um vídeo só, mas os principais, com base nesse tempo de trabalho, são aqueles que se repetem em maior quantidade.
Dentre esses efeitos, existem alguns transtornos psicológicos que são mais comuns entre as vítimas, como ansiedade, depressão, insônia, medo, TOC, transtorno de ansiedade generalizada, fobia social, e, obviamente, o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que é presente na maioria dos sobreviventes. Os três ou quatro principais que eu verifico são o transtorno de estresse pós-traumático, a ansiedade e a depressão, tanto no nível psicológico quanto psicossomático.
Em termos psicossomáticos, a fibromialgia é comum, assim como disbiose intestinal, gastrite, intolerâncias alimentares, doenças autoimunes, distúrbios alimentares, entre outras. Portanto, este seria o "pacote" de doenças que um sobrevivente de narcisismo pode enfrentar. A vítima, muitas vezes, não tem apenas uma dessas doenças, mas de três a mais, que podem ser psicossomáticas, físicas ou psicológicas.
Se você é vítima, possivelmente se identificará com alguns desses transtornos ou com algumas dessas consequências de ter sobrevivido a um ser narcisista. Mas não é só isso, também existe um vazio existencial, aquele sentimento de vazio que não passa. Esse vazio existencial só vai embora depois que você passar pelo processo de cura interior, após curar sua criança interior e se auto-maternar. Somente então esse sentimento de vazio existencial desaparecerá. Esse sentimento de vazio existe porque toda criança nasce para ser amada; todo bebê nasce para ser amado por quem? Pela mãe ou por alguém que a substitua, alguém que cuide de forma saudável. Quando essa criança não recebe esse amor primário, ela sente esse vazio. No futuro, ela carregará esse sentimento de vazio existencial.
Além disso, essa pessoa terá dificuldades em se relacionar com outras, devido a esses transtornos psicológicos e psicossomáticos. A primeira referência de relacionamento de uma criança é a sua mãe ou aquele ser que deveria acolhê-la logo após o nascimento. Se não há um bom acolhimento, toda a percepção de relacionamento pessoal dessa criança será distorcida. Uma criança que cresce em um lar saudável, onde recebe acolhimento, amor e encorajamento, tem uma base sólida para relacionamentos. Se isso não acontece, a criança não terá essa base de relação. A consequência disso é a dificuldade de se relacionar com outras pessoas.
Além dos transtornos psicológicos, como fobia social, transtorno de estresse pós-traumático ou TOC, é comum que esses indivíduos tenham baixa autoestima. Isso ocorre porque, muitas vezes, a mãe narcisista ou a pessoa abusiva minou a autoestima da criança desde a infância. Toda a construção psicológica de uma criança até os sete anos é marcada pela interação com os pais ou cuidadores. Quando essa criança não tem o que deveria ter — acolhimento e encorajamento —, ela cresce com a autoestima prejudicada.
Se você sofreu bullying ou não teve alguém para te apoiar, isso compromete o seu desenvolvimento emocional. Quando você tem uma mãe narcisista, ela diminui sua autoconfiança e autoestima. Isso faz com que você se sinta sem valor, sem significado. A sua autoestima será baixa, e a vítima pode sofrer também com perfeccionismo. A necessidade de agradar a sua mãe, ou a compulsão para ser perfeita, pode surgir devido ao desejo de agradar a pessoa narcisista, mas também pode se tornar um reflexo do comportamento da mãe.
Outro transtorno comum é o transtorno explosivo intermitente, em que a pessoa explode facilmente, não sabe conter suas emoções e tem dificuldades em lidar com o que sente. Isso ocorre porque a infância dessa pessoa foi marcada por uma falta de equilíbrio emocional. O cenário familiar, sendo caótico e abusivo, impediu que a criança desenvolvesse uma inteligência emocional saudável. A pessoa se torna explosiva devido à falta de amor e cuidado, ou até mesmo por agressões físicas e verbais.
Além disso, muitos sobreviventes experimentam um sentimento de raiva ou mágoa sem motivo aparente. Eles só descobrem a origem desse sentimento quando se aprofundam no entendimento do narcisismo. Você pode sentir raiva de tudo e de todos, e quando sua mãe, por exemplo, diz que você é igual ao seu pai, você acredita nisso. Isso acontece porque o sentimento de mágoa e raiva já estava lá, devido à forma como sua mãe te tratou. Você pode se sentir culpado por ter esses sentimentos e não entender de onde vêm, mas isso fica claro quando você começa a entender o que é o narcisismo.
Esses foram os principais efeitos de ser uma vítima de narcisismo materno ou de um pai narcisista.
Aprenda superar mães narcisistas clicando AQUI .
Virginia Coser - Psicanalista Clínica - Registro SOPES - 0120-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário